Exercício Flexões declinadas (decline push-ups) : Execução certa

Picture of Treinador Wladimir
Treinador Wladimir

@treinadorwladimirjuniorr é Profissional de Educação Física (CREF 004643) há quase 10 anos. É especialista em musculação para Mulheres, Personal trainer online em 6 países.

Obter Local de Acesso e Data da Promoção
Faça como minhas alunas da cidade de , e entre para o time você também!

Passo a passo para execução correta do exercício Flexões declinadas (decline push-ups)

Posicionamento inicial:

Comece por deitar-se de barriga para cima num banco de declinação, com as pernas fixadas e a parte superior do corpo ligeiramente abaixo da linha do banco. Posicione as mãos um pouco mais largas que a largura dos ombros, com as mãos voltadas para a frente e os braços estendidos.

Descida:

Flexione os braços lentamente, abaixando o corpo em direção ao banco. Mantenha o controlo do movimento e mantenha o corpo alinhado e rígido, evitando que a anca afunde ou que o tronco suba ou descaia.

Retorno à posição inicial:

Estenda os braços, empurrando o corpo para cima até voltar à posição inicial. Certifique-se de manter os cotovelos próximos e apontados para trás durante esse movimento.

Dicas importantes:

  • Mantenha o core (abdómen e músculos da zona lombar) contraído durante todo o movimento, a fim de manter a estabilidade e evitar lesões.
  • Procure manter uma boa amplitude de movimento, descendo o máximo possível sem comprometer a posição neutra do tronco.
  • Respire de forma controlada durante o exercício, expire ao empurrar o corpo para cima e inspire ao descer o corpo em direção ao banco.
  • Caso sinta qualquer desconforto ou dor, pare imediatamente o exercício e consulte um profissional de saúde.

Progressão e variações:

Se o exercício estiver muito desafiador, você pode começar com flexões regulares no chão e, gradualmente, ir aumentando a inclinação do banco. À medida que ganha força, você também pode adicionar resistência usando um colete de peso ou elevando os pés em um banco.

Outra opção é fazer flexões inclinadas, onde as mãos ficam em um banco e os pés no chão. Essa variação também trabalha os músculos do peito de forma eficiente.

Após dominar o exercício, você pode experimentar diferentes aderências das mãos, como a aderência em diamante (mãos próximas) ou aderência ampla (mãos mais afastadas), para enfatizar diferentes músculos do peito.

Alterar o ritmo do exercício, fazendo flexões lentas e controladas ou flexões explosivas, também pode adicionar desafios e estimular a hipertrofia muscular.

Este artigo foi criado por:

Picture of Treinador Wladimir
Treinador Wladimir

Wladimir Junior é formado pela Faculdade Maurício de Nassau e atua quase 10 anos como Profissional de Educação Física CREF 004643, Especialista em musculação para Mulheres, personal trainer online em 6 países. Possui 8 certificações em Treinamento Musculação emagrecimento, Hipertrofia e Grupos especiais com prevenção em lesão.

Descubra quantas calorias você precisa comer para conseguir resultado

VOCÊ DEVE INGERIR ESSA QUANTIDADE DE CALORIAS DURANTE O SEU DIA PARA ALCANÇAR O SEU OBJETIVO

Quer ter seu programa individual?

receba seu treino e cardápio de acordo com o seu objetivo

Escolha seu objetivo abaixo para iniciar uma avaliação

Preencha o formulário para eu entender melhor seus objetivos