Exercício Deadlift (levantamento terra) : Execução certa

Picture of Treinador Wladimir
Treinador Wladimir

@treinadorwladimirjuniorr é Profissional de Educação Física (CREF 004643) há quase 10 anos. É especialista em musculação para Mulheres, Personal trainer online em 6 países.

Obter Local de Acesso e Data da Promoção
Faça como minhas alunas da cidade de , e entre para o time você também!

Passo a passo para a execução correta do exercício Deadlift (levantamento terra)

1. Posicionamento inicial

Comece em pé em frente a uma barra no chão. Seus pés devem estar paralelos aos ombros, com a barra alinhada com a metade dos pés. Flexione seus joelhos e mantenha a coluna reta.

2. Agarre a barra corretamente

Incline-se para a frente e agarre a barra com as mãos ligeiramente mais largas do que a largura dos seus ombros. Certifique-se de que suas mãos estejam em linha reta com os seus antebraços antes de iniciar o levantamento.

3. Engaje os músculos corretos

Antes de começar o movimento, contraia os músculos do seu core (abdômen) e das costas. Mantenha essa contração durante todo o exercício para manter a estabilidade e evitar lesões.

4. Prepare-se para o levantamento

Levante o peito e ajuste a sua postura para garantir que você está com a coluna bem alinhada. Olhe para a frente e mantenha o foco em um ponto fixo à sua frente.

5. Inicie o levantamento

Levante a barra do chão usando as pernas, mantendo a coluna neutra (não arqueada nem arredondada). As costas devem permanecer retas e os ombros devem estar alinhados com a barra durante todo o movimento.

6. Durante o levantamento

Conforme a barra sobe, mantenha-a próxima ao seu corpo. Não deixe que ela se afaste da sua pele. Expire durante a fase de levantamento.

7. A posição final

Quando estiver em pé, estenda totalmente os quadris e os joelhos, mantendo a barra rente às coxas. A coluna deve permanecer neutra. Inspire nessa posição final.

8. Descendo a barra

Para retornar a barra ao chão, dobre os quadris e os joelhos. Mantenha a coluna neutra e permita que a barra deslize pelas pernas, controlando o movimento. Mantenha os músculos do core e das costas contraídos.

9. Evite erros comuns

Evite mover a barra para frente durante o levantamento ou arredondar suas costas. Nunca levante a barra com a coluna arqueada. Mantenha a barra próxima ao corpo durante todo o movimento.

10. Segurança em primeiro lugar

Se você é iniciante ou tem alguma condição física específica, é recomendado procurar a orientação de um profissional qualificado antes de realizar o exercício Deadlift.

Este artigo foi criado por:

Picture of Treinador Wladimir
Treinador Wladimir

Wladimir Junior é formado pela Faculdade Maurício de Nassau e atua quase 10 anos como Profissional de Educação Física CREF 004643, Especialista em musculação para Mulheres, personal trainer online em 6 países. Possui 8 certificações em Treinamento Musculação emagrecimento, Hipertrofia e Grupos especiais com prevenção em lesão.

Descubra quantas calorias você precisa comer para conseguir resultado

VOCÊ DEVE INGERIR ESSA QUANTIDADE DE CALORIAS DURANTE O SEU DIA PARA ALCANÇAR O SEU OBJETIVO

Quer ter seu programa individual?

receba seu treino e cardápio de acordo com o seu objetivo

Escolha seu objetivo abaixo para iniciar uma avaliação

Preencha o formulário para eu entender melhor seus objetivos