Exercício Agachamento : Execução certa

Picture of Treinador Wladimir
Treinador Wladimir

@treinadorwladimirjuniorr é Profissional de Educação Física (CREF 004643) há quase 10 anos. É especialista em musculação para Mulheres, Personal trainer online em 6 países.

Obter Local de Acesso e Data da Promoção
Faça como minhas alunas da cidade de , e entre para o time você também!

Introdução

O exercício de agachamento é um dos exercícios mais populares nas academias, pois trabalha diversos músculos do corpo, além de ser essencial para o desenvolvimento das pernas e glúteos. Neste tutorial, você aprenderá a execução correta do exercício de agachamento, visando obter os melhores resultados e evitar lesões.

Benefícios do agachamento

O agachamento é um exercício composto, ou seja, envolve múltiplas articulações e músculos. Além de fortalecer as pernas e glúteos, o agachamento também trabalha os músculos do core, quadril e parte inferior das costas. Entre os principais benefícios do agachamento, podemos destacar:

1. Desenvolvimento muscular

O agachamento é um exercício que recruta um grande número de fibras musculares, o que resulta em um maior desenvolvimento muscular. Seu principal foco é fortalecer os músculos das pernas, incluindo quadríceps, isquiotibiais e glúteos.

2. Aumento da força

Por ser um exercício composto, o agachamento exige um trabalho conjunto de vários músculos. Isso auxilia no aumento da força geral do corpo, principalmente na região inferior.

3. Melhora na postura

O agachamento também é eficiente para corrigir problemas posturais, como desalinhamento dos quadris e fraqueza nos músculos das costas. Ao fortalecer os músculos estabilizadores do core e das costas, a postura é automaticamente beneficiada.

4. Auxílio na queima de gordura

Por ser um exercício que envolve grandes grupos musculares, o agachamento é um ótimo aliado na queima de calorias e gordura corporal. Além disso, a realização do exercício estimula o metabolismo, mantendo-o acelerado mesmo após o treino.

Execução correta do agachamento

Agora que você já conhece os benefícios do agachamento, é importante aprender a executar corretamente o exercício para evitar lesões e obter melhores resultados. A seguir, seguem as etapas para a execução correta do agachamento:

1. Posicionamento inicial

Comece em pé, com os pés afastados na largura dos ombros. Os dedos dos pés devem apontar levemente para fora. Mantenha a coluna reta, o peito aberto e os ombros relaxados.

2. Descida controlada

Agora, inicie a descida flexionando os joelhos e quadril simultaneamente. Mantenha o peso do corpo concentrado nos calcanhares e sempre mantenha os joelhos alinhados com os pés. Desça até que suas coxas fiquem paralelas ao chão ou um pouco abaixo disso.

3. Retorno à posição inicial

Para retornar à posição inicial, estenda os joelhos e quadris simultaneamente, impulsionando o corpo para cima. Mantenha sempre o controle do movimento e evite usar o impulso dos músculos lombares para se levantar.

Dicas importantes

Para obter o máximo de benefícios do exercício de agachamento, é importante seguir algumas dicas adicionais. São elas:

1. Mantenha o alinhamento postural

Evite arquear as costas durante o movimento de descida e subida. Mantenha a coluna reta e o peito aberto. Isso ajudará a evitar lesões e garantir uma execução correta.

2. Cuidado com os joelhos

Tanto na descida quanto na subida, é importante manter os joelhos alinhados com os pés, evitando que eles desviem para a parte interna ou externa. Isso também auxilia na prevenção de lesões.

3. Respeite a amplitude de movimento

Descer até que as coxas fiquem paralelas ao chão é a amplitude ideal de movimento no agachamento. Evite descidas superficiais ou muito profundas, pois isso pode causar sobrecarga ou lesões.

4. Use carga adequada

Utilize uma carga adequada ao seu condicionamento físico e nível de experiência. Comece com pesos mais leves e, aos poucos, vá aumentando a intensidade. Lembre-se sempre de realizar o movimento com forma correta antes de aumentar a carga.

Conclusão

O agachamento é um exercício fundamental para quem deseja fortalecer as pernas, glúteos e melhorar o desempenho em outras atividades físicas. Ao seguir corretamente as orientações deste tutorial, você estará no caminho certo para obter os melhores resultados e evitar possíveis lesões. Lembre-se de buscar a orientação de um profissional de educação física para adequar o exercício às suas necessidades individuais.

Este artigo foi criado por:

Picture of Treinador Wladimir
Treinador Wladimir

Wladimir Junior é formado pela Faculdade Maurício de Nassau e atua quase 10 anos como Profissional de Educação Física CREF 004643, Especialista em musculação para Mulheres, personal trainer online em 6 países. Possui 8 certificações em Treinamento Musculação emagrecimento, Hipertrofia e Grupos especiais com prevenção em lesão.

Descubra quantas calorias você precisa comer para conseguir resultado

VOCÊ DEVE INGERIR ESSA QUANTIDADE DE CALORIAS DURANTE O SEU DIA PARA ALCANÇAR O SEU OBJETIVO

Quer ter seu programa individual?

receba seu treino e cardápio de acordo com o seu objetivo

Escolha seu objetivo abaixo para iniciar uma avaliação

Preencha o formulário para eu entender melhor seus objetivos