Passo a Passo do Exercício Agachamento com Cabo
1. Posicionamento inicial
Comece em pé, com os pés afastados na largura dos ombros. Segure o cabo preso a uma polia com ambas as mãos, mantendo os cotovelos flexionados e na altura dos ombros. Mantenha as costas retas, olhando para a frente.
2. Descendo para o agachamento
Inicie o movimento descendo os glúteos em direção ao chão, dobrando os joelhos e mantendo a coluna ereta. Certifique-se de que os joelhos estão alinhados com os dedos dos pés e não ultrapassam a linha dos dedos.
3. Amplitude máxima do movimento
Continue abaixando o corpo até alcançar a amplitude máxima do movimento, mantendo os calcanhares no chão. Nessa posição, os joelhos devem estar dobrados em um ângulo de aproximadamente 90 graus. Mantenha o tronco ereto, evitando inclinar para frente.
4. Subindo do agachamento
Com a força dos glúteos e pernas, empurre o chão e volte à posição inicial, estendendo os joelhos e mantendo as costas retas.
5. Respiração adequada
Respire normalmente durante o movimento, inalando antes de iniciar o agachamento e exalando ao retornar à posição inicial.
6. Evitando erros comuns
Para garantir uma execução correta do exercício, evite os seguintes erros:
- Não permita que os joelhos ultrapassem a linha dos dedos dos pés;
- Não deixe que os calcanhares descolem do chão;
- Não incline excessivamente o tronco para frente;
- Não arqueie ou curve demais as costas;
- Não desça além da amplitude que cause desconforto ou lesão.
7. Variações do exercício
O agachamento com cabo também pode ser realizado utilizando um cabo de resistência, ao invés de uma polia. Além disso, é possível variar a largura dos pés e a posição das mãos no cabo para trabalhar músculos diferentes e adicionar desafio ao exercício.
Lembre-se sempre de realizar um aquecimento adequado antes de iniciar qualquer exercício e consultar um profissional de educação física para prescrição correta dos exercícios de acordo com suas necessidades e condições físicas.