Café da Manhã Low Carb: Receitas Práticas para Iniciar o Dia com Energia

Picture of Dra. Vitória Barbosa
Dra. Vitória Barbosa

Nutrologia esportiva com 13 anos de atuação na área. Emagrecimento saúdavel e longividade

Dicas para um Café da Manhã Low Carb Saboroso e Nutritivo

Como médica nutricionista, sigo a linha de pensamento de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. É a hora em que reabastecemos nosso corpo após o jejum do sono e, portanto, é crucial fornecer os nutrientes necessários para iniciar o dia com energia.

Quando optamos por um café da manhã low carb, estamos escolhendo uma opção que pode trazer muitos benefícios para nossa saúde, como a redução do consumo de açúcar e carboidratos refinados. No entanto, é importante mencionar a importância de ter opções de cardápios flexíveis para seguir e conseguir um ótimo resultado na perda de gordura.

1. Omelete de Vegetais

Uma receita prática e deliciosa para iniciar o dia com energia é o omelete de vegetais. Para prepará-lo, basta bater alguns ovos, adicionar legumes picados, como espinafre, tomate, cogumelos e pimentão, e temperar a gosto com sal e pimenta. Em seguida, basta cozinhar em uma frigideira antiaderente até ficar dourado e firme. Esse prato é uma ótima opção para quem busca um café da manhã rico em proteínas e nutrientes.

2. Vitamina de Abacate e Espinafre

Outra opção de café da manhã low carb é a vitamina de abacate e espinafre. Para preparar, basta bater no liquidificador um abacate maduro, uma xícara de espinafre, leite de amêndoa ou leite de coco, uma colher de sopa de sementes de chia e adoçante natural, como stevia, se necessário. Essa vitamina é uma ótima fonte de gorduras saudáveis, fibras e nutrientes essenciais.

3. Tapioca Low Carb

A tapioca é uma opção tradicional de café da manhã em muitas regiões do Brasil. No entanto, a versão tradicional é feita com farinha de mandioca, que é rica em carboidratos. Para torná-la low carb, podemos substituir a farinha de mandioca por farinhas mais nutritivas e com menos carboidratos, como a farinha de coco, amêndoa ou linhaça. Basta misturar a farinha escolhida com água morna e uma pitada de sal, e cozinhar em uma frigideira antiaderente até ficar firme. Podemos rechear com queijo branco, tomate e orégano, por exemplo, para um café da manhã saboroso e prático.

Conclusão

Ter um café da manhã low carb não significa abrir mão do sabor e da praticidade. Com algumas receitas simples e criativas, podemos iniciar o dia com energia e nutrientes essenciais. Lembrando que a flexibilidade é fundamental, então experimente as receitas e adapte-as de acordo com seus gostos e necessidades. Lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista antes de fazer qualquer mudança na sua alimentação.

Veja também

Preencha o formulário para eu entender melhor seus objetivos