5 Exercícios que ajudam diminuir o Percentual de Gordura Feminino

Picture of Treinador Wladimir
Treinador Wladimir

@treinadorwladimirjuniorr é Profissional de Educação Física (CREF 004643) há quase 10 anos. É especialista em musculação para Mulheres, Personal trainer online em 6 países.

Obter Local de Acesso e Data da Promoção
Faça como minhas alunas da cidade de , e entre para o time você também!

O que é percentual de gordura e por que é importante diminuí-lo?

O percentual de gordura é a quantidade de gordura corporal em relação ao peso total da pessoa. Ter um percentual de gordura elevado pode trazer diversos problemas de saúde, como aumento do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer.

Saiba mais nesse artigo sobre percentual de gordura: clique aqui e leia

Para as mulheres, é especialmente importante manter o percentual de gordura dentro de índices saudáveis, pois o acúmulo de gordura pode ser mais evidente em regiões como as coxas, glúteos e abdômen.

Exercício 1: Agachamento

O agachamento é um exercício poderoso que ajuda a diminuir o percentual de gordura feminino, pois trabalha diferentes grupos musculares simultaneamente, como as pernas, glúteos e abdômen.

Para fazer o agachamento corretamente, é necessário manter a postura ereta, as pernas afastadas na largura dos ombros e flexionar os joelhos até formar um ângulo de 90 graus. É importante contrair o abdômen durante a execução do movimento para obter melhores resultados.

É recomendado fazer 3 séries de 12 a 15 repetições, aumentando a carga conforme o fortalecimento muscular.

Exercício 2: Corrida

A corrida é um exercício aeróbico extremamente eficiente para diminuir o percentual de gordura feminino. Além de queimar calorias, a corrida também melhora o condicionamento cardiovascular e fortalece os músculos das pernas.

Para começar a correr, é importante ter um bom tênis e iniciar com um ritmo leve. Aos poucos, a intensidade e a distância percorrida podem ser aumentadas.

É recomendado correr de 3 a 4 vezes por semana, por pelo menos 30 minutos cada sessão, para obter resultados significativos na diminuição do percentual de gordura.

Exercício 3: Prancha abdominal

A prancha abdominal é um exercício que fortalece a região abdominal, contribuindo para a diminuição do percentual de gordura feminino. Além disso, também trabalha os músculos das costas, glúteos e pernas.

Para fazer a prancha abdominal, é necessário deitar de barriga para baixo, apoiar os antebraços no chão, elevar o corpo, ficando em posição reta e paralela ao chão, e manter essa posição por pelo menos 30 segundos.

É recomendado fazer 3 séries de prancha abdominal, com intervalos de descanso de 1 minuto entre cada série.

Exercício 4: Jumping jacks

O jumping jacks é um exercício simples, mas eficiente para queimar calorias e diminuir o percentual de gordura feminino. Ele trabalha os músculos do corpo todo, especialmente das pernas e braços.

Para realizar o jumping jacks, basta ficar em pé com os braços ao lado do corpo e dar um pulo, ao mesmo tempo em que abre os braços e as pernas, formando um “X” no ar. Em seguida, retornar à posição inicial e repetir o movimento.

É recomendado fazer 3 séries de jumping jacks, com 20 a 30 repetições cada, dependendo do condicionamento físico de cada pessoa.

Exercício 5: Levantamento de pesos

O levantamento de pesos é uma atividade física que auxilia na diminuição do percentual de gordura feminino, pois promove o aumento da massa muscular, que por sua vez acelera o metabolismo.

Para fazer o levantamento de pesos, é necessário utilizar halteres ou barras com pesos, seguindo corretamente a técnica de execução de cada exercício.

É recomendado fazer 3 séries de 8 a 12 repetições de levantamento de pesos, dando uma pausa de 1 a 2 minutos entre cada série.

Praticar regularmente esses exercícios de forma adequada, aliados a uma alimentação balanceada e saudável, contribui significativamente para a diminuição do percentual de gordura feminino. No entanto, é importante ressaltar que cada pessoa possui características e necessidades individuais, por isso é sempre indicado buscar orientação de um profissional especializado antes de iniciar qualquer programa de treinamento físico.

Este artigo foi criado por:

Picture of Treinador Wladimir
Treinador Wladimir

Wladimir Junior é formado pela Faculdade Maurício de Nassau e atua quase 10 anos como Profissional de Educação Física CREF 004643, Especialista em musculação para Mulheres, personal trainer online em 6 países. Possui 8 certificações em Treinamento Musculação emagrecimento, Hipertrofia e Grupos especiais com prevenção em lesão.

Descubra quantas calorias você precisa comer para conseguir resultado

VOCÊ DEVE INGERIR ESSA QUANTIDADE DE CALORIAS DURANTE O SEU DIA PARA ALCANÇAR O SEU OBJETIVO

Quer ter seu programa individual?

receba seu treino e cardápio de acordo com o seu objetivo

Escolha seu objetivo abaixo para iniciar uma avaliação

Preencha o formulário para eu entender melhor seus objetivos